Modelo de Curriculum

20 Jun, 2011

Para um mundo novo, um curriculum novo.

Autor: admin em: Carta de apresentação|Curriculum Vitae|Enviar Curriculum|Modelo de Carta|Vagas de Emprego




Procurar trabalho nunca foi uma tarefa muito agradável para a maioria das pessoas. Geralmente este tipo de ação sempre vem acompanhado de algo ruim. Quem procura por um novo trabalho, na maioria das vezes, não está feliz com sua situação atual. Só existem duas situações possíveis para o caso: ou a pessoa está sem emprego, e procurando algo, ou ela tem um trabalho e não está contente.

Mas esta procura por trabalho pode se tornar em algo mais agradável. Ultimamente tenho visto pessoas utilizando alguns currículos diferentes do currículo tradicional. Acredito que pela minha própria formação (sou graduado em comunicação em multimeios) tenho me deparado com os mais diversos tipos. O mais comum hoje, para mim, é a pessoa ter um portfolio, e não mais um currículum. Aliás, o curriculum faz parte do portfólio da pessoa. Alguns o colocam num website, outros fazem apresentações, outros infográficos, entre outras maluquices.

O mais importante aqui é avaliar que estas pessoas conseguiram enxergar que aquele modelo antigo de curriculum já não é mais válido (ou ainda, não é mais suficiente) para suas atuais profissões. O mundo mudou, as profissões mudaram, e os currículos também teriam de mudar. As pessoas responsáveis por avaliar os currículos dos candidatos à vagas também já não tinham mais paciência de ver o mesmo modelo diversas vezes por dia. Adicionamos a isso o fato do crescimento da população e o aumento do número de pessoas qualificadas.

As pessoas começaram a perceber que deveriam fazer um currículo diferente, que se destacasse entre os outros, e que também demonstrasse seriedade e ao mesmo tempo todas as habilidades do candidato. Atualmente, o velho modelo já não é mais tão apreciado. Existem outras maneiras mais ricas de demonstrar o talento pessoal.

O uso de diferentes formatos, cores, sons, movimentos, e outras artimanhas são utilizadas para convencer empresas e entrevistadores de que aquela é a pessoa mais adequada para o cargo. É preciso inovar, reciclar, reaprender a procurar seu emprego e se apresentar, se destacar perante todos os outros concorrentes. As vagas nas empresas são cada vez mais escassas, e as empresas buscam cada vez mais profissionais mais qualificadas. Cabe agora ao candidato se destacar e mostrar que é diferente e que merece ser contratado, de uma maneira irreverente e inteligente.

No Responses a "Para um mundo novo, um curriculum novo."

formulario de comentarios

Blog


  • Leone: gostaria de receber um modelo de curriculum pra quem acabou de concluir o curso superior
  • cibele: ola tenho experiencia mas nao tenho cursos gostaria de receber modelos de curriculum.obrigado
  • samilasilva: gostaria de saber como faca para fazer um currilum pela internet.qeu pagina eu entro. se for possivel gostaria qeur vc mandasse um curricul pronto